Como construir uma máquina de crescimento para o seu negócio

Tempo de leitura: 9 minutos

Como construir uma máquina de crescimento para o seu negócio, que seja previsível, escalável e lucrativa?

maquina de crescimento

Antes de desenvolver sobre esse assunto, quero te fazer uma pergunta muito importante, que para mim, quando parei pra pensar sobre isso em 2016, fez e continua fazendo uma grande diferença nas minhas decisões.

 

Por que você faz o que você faz?

 

O seu negócio, a sua empresa existe por que?

 

Não tenho dúvidas que você está crescendo, subindo os degraus de uma escada chamada sucesso. (O conceito de sucesso varia para cada pessoa). A grande questão que quero levá-lo a refletir  é  se você está PERCORRENDO O CAMINHO COM A ESCADA CERTA.

 

Ter esse caminho claro, auxilia na tomada de decisões estratégicas e faz com que o mercado hora ou outra perceba que está lidando com uma marca autêntica que busca transformar o mundo com seus produtos ou serviços.

 

O que vai fazer a grande diferença na existência do seu negócio é você, o CEO da sua empresa, estar fazendo aquilo que seu “coração” manda fazer aquilo que é seu real propósito na vida, ter uma visão consciente e  de longo prazo é essencial para a sustentabilidade das empresas.

 

Você abriu sua empresa por qual motivo? POr necessidade de gerar seu próprio emprego ou porque tem um sonho grande?

 

Aqui no Brasil, a grande maioria dos empreendedores montam seus negócios por necessidade de gerar seu próprio emprego e muitos se tornam negócios promissores, sustentáveis e escaláveis ao longo do tempo. Mas o fato real é que de cada 10 empresas abertas no Brasil, 6 fecham as portas antes de completarem 5 anos, segundo o SEBRAE.

 

Segundo o SEBRAE, 7% dessas empresas fecham por falta de lucro, 20% encerram o negócio por falta de capital e quase 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo. Isso significa que o maior motivo de falência é a gestão inadequada de recursos.

 

Se seu motivo , O SEU POR QUE for grande, vai fazer o que for preciso pra que dê certo, pra que seja sustentável, viável e que perdure ao longo dos anos.

 

Por que as empresas existem?

 

Eu e você sabemos que as empresas existem não apenas gerar LUCRO, ela precisa de lucro pra se sustentar, mas existem sobretudo para ATENDER AS NECESSIDADES DAS PESSOAS, gerar empregos. Desenvolver os talentos das pessoas.

 

Empresas possui um caráter social muito forte! Por isso precisam ser sustentáveis!

 

O que quero levá-lo a refletir com isso é o quanto de valor VOCÊ ESTÁ GERANDO PARA SEU PÚBLICO-ALVO.  Você tem conduzindo o seu negócio como A GRANDE SOLUÇÃO  da vida do seu consumidor?

 

Essa semana eu instiguei as pessoas a pensarem sobre o termo stadium pitch que é um conceito de Chet Holmes autor do livro Maquina Definitiva de Vendas,

Do inglês, The Ultimate Sales Machine, que diz que:

 

Se você colocar 10 mil pessoas dentro de um estádio de futebol, e fizer uma apresentação de vendas , 9 mil sairia sem querer te ouvir, de 6 a 7% estariam dispostos a ouvir sua oferta e apenas 3 % estariam prontos para comprar.

Isso quer dizer que você venderia para aproximadamente 1000 consumidores e deixaria de vender para 9 mil.

Como fazer com que mais pessoas que precisam do seu produto, escutem sua oferta?

Existe um método para isso, táticas comprovadas de Marketing e Vendas.

Você já pensou sobre isso, em como pode aumentar e muito as vendas de sua empresa , do seu negócio, se souber conversar com uma parcela maior de consumidores, inclusive aqueles que não estão no momento de comprar agora?

Já ouviu falar de Inbound Marketing – é a metodologia de marketing e vendas que está relacionada ao conceito de stadium pitch e à jornada de compra do consumidor.

O QUE É UMA MÁQUINA DE CRESCIMENTO?

maquina de crescimento

Vamos ao exemplo do desempenho de um carro. Eu estava lendo o manual do meu carro e encontrei uma página sobre o uso do tipo de combustível. Meu carro é é flex mas percebi que toda vez que eu usava álcool ao invés de gasolina, o carro tinha problemas na ligação.  E por isso tive que ler o manual.  (O porquê). 

Sabe aquelas resistências que temos a algo novo?

Mas o que me chamou a atenção foi a informação de que até 1000 KM eu não poderia ultrapassar 110 Km /hora . Provavelmente porque gera sobrecarga e pode causar uma pane no sistema …

 

O desempenho máximo desse carro (Renaul Logan) só consegue ser aproveitado quando ultrapassar 3 Mil KM rodado.

 

O MESMO EM NOSSA VIDA E NOS NEGÓCIOS.

 

Tudo tem seu tempo de maturação . Um bebê não leva 9 meses para se desenvolver na barriga de sua mãe, e só depois desse tempo está totalmente pronto pra nascer?

 

Então não adianta ansiedades e querer correr mais que suas pernas alcançam. Claro, correr e não parar é importante , mas entenda que crescimento está relacionado ao seu próximo passo.

 

Qual o teu próximo nível para considerar que está crescendo????

 

O dinheiro não dorme, quem possui um negócio precisa pensar na sustentabilidade dele e no impacto de sua existência, como dito no começo.

 

Todo empresário precisa pensar no crescimento e na sustentabilidade de sua empresa.

 

O Crescimento é o oxigênio da empresa. Se não tiver crescimento e se não for sustentável , não atrair e reter talentos, isso não acontece.

Eric Santos – CEO da Resultados Digitais

E o resultado do não crescimento, é a falência.

Dito isto, vamos às conceituações:

 

O QUE É  máquina previsível?

É uma máquina que sei como é o funcionamento dela.

maquina previsivel de vendas
Dashboard do painel do RD STation, onde podemos ter a visão clara dos dados e do funcionamento da máquina de crescimento,

Quantos leads (contatos interessados) você precisa para bater sua meta de vendas?.

Conhecendo essa informação, você consegue prever melhorias e ações para fazer com que sua máquina continue funcionando dentro de uma perspectiva de crescimento, você consegue planejar seus recursos mais assertivamente.

Ter a Capacidade de preparar o seu negócio e fazer investimento correto dentro do tempo necessário, para o crescimento no tempo esperado.

É como quando você precisa iniciar a construção de uma ponte que liga uma cidade à outra.. Primeiro verifica todos os recursos necessários para a construção , .Tem todo um pré- planejamento e o período das compras, da chegada do material , de todos os insumos , se houver alguma carência, vai atrasar a obra.

 

Depois tem a fase da construção dos alicerces. E sabemos que não se constrói uma ponte assim rapidamente. Porque é algo sério.

Do mesmo modo o seu negócio deve ser encarado.

Não é de qualquer jeito que se deve fazer uma campanha de marketing…

“Tive uma ideia!”

Ai faz umas peças pro facebook e instagram e publica, sem nenhuma análise dos impactos. Sem definição de objetivos e indicadores para acompanhar os resultados. 

 

Como  vai saber se está dando certo ou não? Qual o indicador de sucesso?

Muitos me falam…

“Ahh Jacque, mas dá muito trabalho fazer, isso é demorado… Tenho outras maneiras menos trabalhosa…”

Bem…. O mundo mudou. Como estão seus resultados? Nâo tem como conseguir resultados diferentes fazendo as mesmas coisas.

Você quer um negócio sério e durável, quer ter uma boa reputação? Quer clientes fieis ou só te importa vender uma única vez pra ele?

 

ESCALABILIDADE: Como construir uma máquina escalável.

escalar canais de aquisição
Gráfico dos canais de aquisição de tráfego do RD Station, que funciona integrado ao Google Analytcs.

Todo canal chega um momento que satura.

Exemplo: Buscas em cima de uma palavra-chave no google 2 mil buscas por mês por uma determinada palavra-chave. Com o tempo, você atinge a todos que digitam tal palavra e o canal satura

Você precisa encontrar novos canais porque fica dificil crescer e esse investimento acaba ficando mais caro.

 

Uma máquina escalável as vezes demora mais tempo para pegar o melhor desempenho mas melhora ao longo do tempo.

Lembra do exemplo do carro?  Ativo que não para de dar resultado e é escalável é investimento em artigos otimizados para seu blog: (SEO) AS pessoas estão sempre buscando por orientação no Google.

Se sua empresa disponibiliza conteúdos de qualidade, o Google vai indexá-lo e apresentar nos resultados de pesquisa gratuitamente. Por isso a importância de investir em conteúdo.

Todos os negócios são copiáveis, A autoridade que vc criar , real e perante ao Google é o que o diferenciará dos concorrentes. E isso é o que vai ser a chave da escala do seu negócio .

 

LUCRATIVIDADE : Como construir uma máquina lucrativa.

empresa lucrativa

A lucratividade tem haver com o modelo de negócio: É o tempo que a empresa leva para pagar a produção x o tempo que custa o cliente e quanto ele te gera  de faturamento ao longo do tempo.

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Até breve!

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Sobre Jacque Longhi

Cristã Católica, Mãe, Mercadóloga, especialista no ambiente digital e Inbound Marketing. Professora e Mentora de negócios em Marketing & Vendas. Ajudo profissionais liberais, empreendedores e empresários a se posicionarem e alcançar seus objetivos de negócios através na internet.
Adoro viagem, música, dança, leitura e corrida.

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