Lições para resultados digitais que aprendi no RD Summit 2016

Tempo de leitura: 17 minutos

Para quem é de marketing ou possui negócios, ir para o Rd Summit é um excelente investimento a fim de melhorar seus resultados digitais.

Desde o começo da minha formação acadêmica em 2004, sempre gostei de investir em muitos cursos e eventos, de todos os assuntos, não somente na minha área de formação e já participei de vários , no Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil!

Mas de todos os eventos que participei, até o momento, o melhor investimento que fiz foi o RD Summit, promovido pela startup Resultados Digitais, de Florianópolis

Melhor pela qualidade, pela experiência e o networking. É de arrepiar e só participando pra se saber na real a energia que esse evento traz!

palco_rdSummit

 

Seguindo a sequência do post “A principal lição que eu aprendi” , aqui você vai conferir os principais pontos de cada uma das palestras que eu consegui acompanhar no RD Summit 2016 os quais me ajudaram muito não só melhorar resultados como mudar meu mindset empreendedor, tendo em vista que busquei acompanhar mais as trilhas de gestão e performance.

 

A abertura do RD Summit 2016 foi feita pelo economista Ricardo Amorim, trazendo uma bela explanação do grande desafio do presidente Michel Temer e das expectativas de recuperação da economia baseados no histórico do Brasil.

 

“A recuperação está vindo e só aproveitará esse momento, as empresas que estiverem preparadas! Preparação envolve tempo. Vamos aproveitar esse momento e arrumar a casa!”(03/11/16)

 

Em outra palavras, coloquemos em prática nosso plano de ação para o crescimento desde agora! Ainda não começou? Então vamos correr se não vai ficar para trás!

Principal fator de sucesso de uma nova empresa_RicardoAmorim
5 Fatores Principais para o sucesso de uma nova Empresa,s egundo Ricardo Amorim.

As tendências mostram e os jornais já anunciam que ao final desse ano e começo do próximo, a economia ira crescer, segundo Meirelles, ministro da economia.

 

Agora as principais mensagens de cada uma das palestras que eu consegui participar no RD Summit: (são realmente muitas!)

  1. WILL REYNOLDS

O Will é uma grande referência internacional no Marketing principalmente em SEO.

Pra mim, uma grande inspiração! Ele moldou a indústria do SEO com suas estratégias inovadoras e alinhadas, que vão além  da geração de links e aumentar posições nos rankings,procurando fazer os investimentos valerem a pena.

 

Os textos experts em SEO, que não entendem nada sobre as pessoas, não faz sentido algum.

Reflexões importantes:

Meu site está em um bom ranking? Ok, mas consigo resolver o problema das pessoas? (meu público-alvo?)

O resultado vem a partir de conteúdos que entregam valor de verdade.

  • Seja bom em contar histórias curtas que envolva as pessoas.
  • Entenda o motivo que leva seu cliente comprar e você ganhará mais!
  •  Não bombardeie seus clientes/prospects com muitos e-mails.

 

Não esqueça que os verdadeiros resultados digitais estão presentes nos números!

 

2) Bob Wolhein: AgenConsulStartTechia

O FUTURO DAS AGÊNCIAS DIGITAIS

Temos uma grande oportunidade de mudar o mundo, a partir do Inbound Marketing  e estamos num momento em que todas as  empresas estão testando!!

 

Modelo de cobrança mais lucrativo é cobrar por ideias e não por coisas…. Esse é o futuro! A venda consultiva.

Aqui o slide da palestra do Bob, diretor do Grupo ABC.

 

3) A disruptura do consumidor. O que acontecerá com sua empresa daqui há 15 anos?

Maurício Vargas, CEO do site Reclame Aqui, contou como começou a história do site e demonstrou como foram as últimas mudanças no mercado global, devido a mudança no comportamento do consumidor.

Falou cases da morte de algumas empresas ou substituição gradativa, assim como negócios inovadores: Netflix, Uber, Airbnb…

 

Sobre o comportamento atual das pessoas, dos jovens e para onde caminha várias profissões e mercados numa era digital onde tudo é tecnológico e exige velocidade .

Sem dúvida, me fez pensar muito no modelo de negócios que estamos construindo nesse mercado que é totalmente diferente do que existia há 15 anos atrás e se é sustentável ao longo dos próximos anos.

Você pode ver o slide da apresentação do Maurício Vargas, aqui.

 

3) Edson Rigonatti: O segredo das empresas escaláveis: As dores, desafios, erros e práticas em cada etapa na jornada de uma startup de sucesso.

 

Dois dos principais erros que ele listou de todo novo negócio , foram:

✔ Tentar vender para mais de um público logo de início.

✔ Necessário galgar fases para poder chegar ao topo da montanha.

✔ Contratar pessoas que não tem conexão alguma com a cultura da empresa.

✔ É fundamental o tempo de aprendizagem para o crescimento.

✔ Sobre conselheiros: a maioria dos conselhos estão errados. Procure mentores que estejam no máximo a há um ou dois passos que você porque ele te entenderá melhor.

 

4) ERIC SANTOS – CEO Resultados Digitais

1% das empresas crescem 20% ao ano.

O Eric Santos, mostrou o que essas empresas que estão crescendo 20% ao ano, estão fazendo, incluindo a sua própria, entre outros clientes usuárias do Rd Station, o software de automação da mesma empresa.

Fazer Marketing digital que dê resultado é paciência.

(Todos os meus clientes precisavam saber quantas vezes essa frase foi mencionada. 😜)

Se continuar fazendo, vai dar certo!

resultados-digitais

 

 

5 ) MARTHA GABRIEL : A sustentabilidade do ser (Quebra de padrão total)

Se você não a conhece ainda, ela é uma consultora referência em Marketing Digital no Brasil e conferencista internacional, autora do livro A ERA DIGITAL e o espelho que procuro ter na minha carreira.  🤓😜

 

A palestra da Martha Gabriel foi inspiracional. Tenho total predileção pelo tema que ela trouxe, que muitos esquecem de inserir nos eventos, portanto vou detalhar mais:

Como ela que teve um infarto por acúmulo de tensões e trabalhos, desacelerou e passou a cuidar mais de si.

 

Mostrou fatos e dados sobre a qualidade de vida do ser humano e abordou sobre as 4 dimensões para ser sustentável, afirmando que para ser sustentável e necessário o bem-estar. Quais as 4 dimensões:

 

Dimensão física: Sem saúde física não é possível alcançar as demais dimensões. O risco da vida sedentária e do excesso de tempo na frente das telas de computador prejudica nossa saúde e nosso sono, necessário para o bom funcionamento do corpo.

 

Dimensão mental: O estresse, carga de trabalho , insegurança, tudo interfere a nossa capacidade de decisão e pode nos adoecer mentalmente, para sermos sustentáveis e escapar disso devemos cultivar bons relacionamentos, trabalhar a empatia e buscar o autoconhecimento.

 

Ser normal é o medíocre. Nem sempre isso é o correto para você, mas quando não se conhece, é normal querer ser igual a todo mundo.

Eu a encontrei no corredor e conversamos por muito tempo…. Além de inteligente, é um ser humano admirável!

 

Dimensão espiritual

Sobrevive quem tem um propósito maior. E para que um propósito seja sustentável, ele dever ser a soma do que você ama com o que você faz bem e que o mundo precisa.

 

Mas antes de cuidar dos problemas do mundo, precisa cuidar de si mesmo. Lembra das instruções de vôo? Primeiro você coloca a máscara em si, depois ajuda o outro.

 

Dimensão ética

A ética regula a sociedade para fazermos o que é certo até quando não é interessante para nós. Ela é necessária para mantermos relacionamentos.

 

Quem não é ético, não dura!

 

Para a Martha, 40% da nossa capacidade de ser feliz está relacionado ao saber mudar e se adaptar.

 

6) OLI GARDER : O editor de Landing Page para profissionais de marketing

A internet está destruída e os profissionais de Marketing são os culpados!

 

Foi assim que Oli Gardner começou sua bela apresentação. Sim, ele falou sobre páginas e anúncios para conversão efetiva, no entanto para mim o principal aprendizado foi a maneira como ele começou, com um título polêmico e impactante, mantendo os participantes super atentos.

 

Outro ponto que me chamou a atenção o fato dele sendo americano, ter apresentado parte do seu material em português. Nenhum outro palestrante gringo do RD Summit fez isso.

 

Pontos que ele destacou para aumentar a conversão nas campanhas de Marketing:

 

  • Nunca comece uma campanha sem uma landing page dedicada.

 

  • Ao selecionar as palavras-chave, analise o contexto do ponto de vista “sua empresa” “seus concorrentes” “seu cliente”.

 

  • No design, busque usar a regra de taxa de atenção 1 x 1. (Isso derrota a teoria de alguns designers ou empreendedores que querem fazer o trabalho do designer- os espaços em branco são necessários)

 

  • Clareza: Teste de 5 segundos. Conseguiu entender a mensagem à primeira vista?

 

  • Use a ferramenta USABILTYHUB para descobrir problemas de clareza.

 

  • Outra dica sobre clareza: Inverter a ordem do título e subtítulo para saber se melhora o entendimento.

 

  • Em testes realizados, a Unbounce aumentou de 40 a 65% a conversão de suas landing pages pedindo o e-mail corportativo, entre “seu e-mail ” “seu melhor e-mail”.

 

  • Use CTAS (chamadas à ação) irresistíveis! Cores, textos. (psicologia das cores)

 

  • Páginas sem links internos porém com CTAS, aumentaram a conversão em 17,2% .

 

  • Faça testes A/B apenas se tiver tráfego muito grande, porque com tráfego pequeno te faz tomar decisões erradas.

 

  • Embora chatas, as Pop-ups aumentam as conversões em 2,5% a 16,09%, então , use-as!

 

Oli Gardner concluiu sua apresentação dizendo que :

A tecnologia não é o problema, nós é quem somos! Tendenciamos a desviar o foco daquilo que precisamos e complicamos as coisas, mais do que elas são!

 

Essa apresentação foi muito rica de informações técnicas, se quiser ver mais detalhes, confere aqui.

 

7) Henrique Carvalho: A arte dos conteúdos memoráveis: Do zero a 8 milhões de visitas.

O Henrique é o tipo “garoto prodígio”, começou bem cedo a fazer muito sucesso com blogs e nesta palestra deu dicas acerca de como ter sucesso em  blog posts. Afinal, ele tem conhecimento de causa , devido seus resultados.

 

Apresentação totalmente voltada a produtores de conteúdo.

 

Além das dicas para escrever bem, conseguir e manter a atenção das pessoas, ele trouxe dados e fatos curiosos, tipo:

 

O Contágio: 34% dos artigos mais compartilhados na web são aqueles que expressavam RAIVA e 16% TRISTEZA. Por isso , uma dica para chamar a atenção é construir títulos que expressem tais sentimentos.

 

Dos pontos apresentados, eu ressalto o que ele falou acerca de design. Muitos ignoram o poder do design , e isso é um tremendo erro porque ele interfere muito nos resultados que buscamos .

 

O bom design consegue transformar algo complexo em simplicidade.

 

8) April Dunfort: Como um posicionamento fraco está matando seu crescimento e o que fazer para corrigir.

 

April trouxe 4 tipos de posicionamento e como a apresentação das empresas/profissionais deve refletir exatamente o que foi definido.

 

Ela chamou a atenção do quanto o posicionamento precisa ser levado em consideração nas práticas perante o mercado.

 

  • O que você tem de diferente em relação aos outros do seu mercado?
  • Esteja preparado e atento para mudar seu posicionamento quando não estiver dando certo.

 

9) JD Petterson: Como criar um produto que passa de 4 a 17 milhões de usuários em 2 anos?

O Petterson trouxe o case do TRELLO (uma ferramenta de gerenciamento de projetos em lista, criado em 2011 e lançado em 2013).

  • Desenvolveram um produto que passava uma mensagem de aumento de produtividade e economia de tempo. Qual o recurso escasso e que nao volta mais?

 

  • Publicação muitos conteúdos gratuitos a respeito do seu propósito , o Trello com isso, destravou o bloqueio para mais pessoas conhecerem aquela novidade;

 

  • Seu primeiro passo no marketing digital foi utilizar-se da fama de um blogueiro influente;

 

  • Segmentaram nichos de mercado para o qual direcionariam seus esforços;

 

  • Manteve-se simples, clean. Exemplificou como é o site da potência GOOGLE;(Fácil, focado; diminui a curva de aprendizagem)

Coisas difíceis serão substituídas pelo que é mais simples e fácil!

  • O Trello escolheu um grande mercado: 100 milhões de pessoas! Sua meta é 100? Coloque 200.

mire a lua mesmo se você errar você ficará entre as estrelas

  • Trello Gold: Use o poder do boca- a boca online para que mais amigos consigam compartilhar sua novidade. Dê incentivos para que isso aconteça.

 

  • Faça as pessoas felizes: Dê o que elas querem. Ex: Como fazer o ato simples de preencher um campo, ser divertido?

 

  • Contar histórias divertidas

 

  • Gastar menos tempo em reuniões chatas, conversando questões culturais do seu público-alvo (Como atrair e manter bons profissionais, como agradar seu cliente…)

 

  • Cultive o hábito de testar! É ok fracassar, se não está falhando, você não está testando.

 

  • Deixe os dados ser o seu guia. Tenha números!

 

Marketing útil é o que faz a diferença!

 

10) VITOR PEÇANHA – O post de meio milhão de reais : Inteligência competitiva e SEO focado em resultados.

O Vitor é CEO e co-fundador da Rock Content, empresa especializada na produção de conteúdo. Em sua palestra ele trouxe um case próprio de como um blog post lhe resultou em meio milhão de reais em um ano!

 

Deu dicas práticas entre monitorar posicionamento de palavras-chave no Google, promover nas redes sociais com técnica, estabelecer parcerias para publicar em outros sites, e atualizando conteúdos já publicados .

 

11) Felipe Castro: Defina suas metas com o Silicon Valley

Em sua palestra, o Felipe falou sobre ações x resultados e a importância das métricas, enfatizando a prática de definir metas trimestrais por ser mais fácil acompanhar e fracionar os resultados desejados em períodos.

Frases célebres:

Foco em resultados

Ninguém sabe o que é sucesso para cada membro da empresa, isso precisa ser alinhado entre todos. Precisa-se entender o que é o sucesso para parar com o “barulho” na empresa.

✔ Como ficamos sabendo se estamos sendo bem-sucedidos? Através dos key results.

✔ Comparar atividade x objetivo x resultado. ( O que queremos x como vamos medir x resultado)

✔ Uma empresa deve ser gerida como um aquário: Todos devem saber o que está acontecendo.

✔ Importante para o sucesso , engajar o time com as prioridades da empresa.

 

12) Eric Siu: 13 Caminhos de aquisição de clientes que vão gerar crescimento em 2017 e além

Especialista em Growth Hacking, Eric começou sua palestra dizendo que uma simples mudança no serviço de chat  aumentou em 12 x sua aquisição de clientes. De Zopim e Orlark para Intercom.

 

Falou sobre o canal do Youtube, que deve ser mais explorado por ser o 2º site mais acessado do mundo e que empresas com grandes verbas investem $ 10 mil a $ 100 mil dólares para excelentes produções, e é possível reduzir esse investimento e inspirando no que esses vídeos tem de bom. (Bom roteiro)

 

O Youtube é um canal barato para atrair tráfego e vendas.

Sugeriu usarmos os anúncios do Gmail

anuncios no gmail

Sobre anúncios no Google Adwords, ele enfatizou a importância de deixar o próprio Google otimizá-lo e de ter fome e verba para realizar testes até melhorar a campanha.

 

Na experiência de Eric Siu é muito comum não conseguir bons resultados da primeira vez que se anuncia e é preciso paciência para otimizar e conquistar o ponto certo para o resultado esperado ou além. O segredo do sucesso é continuar investindo.

 

Facebook Ads: ele indica trabalhar as campanhas com objetivo de CLIQUES PARA O SITE E CONVERSÕES NO SITE.

 

Indica fortemente que façamos comparativos de conversão de cada mídia investida para saber onde irá usar mais ou menos recursos. (E compartilhar com a equipe do projeto).

 

Planilha que montei para exemplificar com números fictícios, apenas a fim de melhorar o entendimento do leitor.

Além de anúncios, explorou sobre produção de conteúdo:

 

Gaste 20% do tempo em produção de conteúdo e 80% do tempo, na promoção deste.

 

Diversifique os canais de divulgação (Social ads, parceiros, influenciadores além dos canais próprios). (Use Zapier – ferramenta de integração de apps e automação de serviços)

 

No planejamento do seu conteúdo, ele indica fazer um acompanhamento simples e eficaz, conforme a figura

Acompanhamento de publicações
Figura2 – Ilustrando exemplos de Eric Siu.

 

O objetivo desse acompanhamento é de poder otimizar frequentemente o conteúdo com a melhor headline (títulos) e as melhores descrições.

 

Dicas finais de conteúdo:

✔ Mantenha a equipe alerta para promover o conteúdo

✔ Adicione conteúdos de cauda longa.
13) NEIL PATEL -Growth Hacking em 2017: Formas criativas de gerar crescimento para seu negócio.

 

O Neil Patel é um gênio da conversão de conteúdo em vendas. Como eu já o acompanho não vi tanta novidade na sua apresentação, porém de modo bem simples ele mostrou em alguns minutos como ele explode suas vendas através de webinars e passou todo o seu roteiro aos presentes. Eu realmente não vou escrever tudo aqui, apenas informações diretas:

 

✔ NO uso de pop-ups: MOstre o que as pessoas vão receber antes de colocar nome e e-mail (imagens são + persuasivas)

✔ Venda com webinar: A cada  100 pessoas que se inscrevem, 3 compram.

✔ Responda as objeções para compras, no webinar, posts e e-mails.

✔ Nunca envie as pessoas que você acaba de abordar direto a uma página de vendas. ( A conversão tende a ser menor)

UFA!! Muita coisa, não é?

Ao final do dia de trabalho e aprendizado, break para networking e diversão!

Ao final de cada longo e intenso dia contávamos com um happy hour, chop gelado liberado e banda com músicas animadas para relaxar, promover o networking e todos processarem tanto aprendizado.

 

Sem falar da feira gastronômica com diversos food trucks no pátio.

 

O lançamento do novo RD Station,  também foi um grande marco, pelas melhorias significativas atendendo a pedidos feitos pelos clientes e parceiros ao longo do ano!

Na apresentação, houve a simulação do lançamento de um foguete!

De tudo que ouvi e vi, de tantas experiências e impressões, o RD Summit que ficou para na minha história e já faz parte do calendário anual da d´JAC Digital.

E você , o que achou desse resumão?

Nos vemos lá?

Se não tem ingresso ainda, compre aqui o seu com 25% de desconto. 

Um abraço

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Sobre Jacque Longhi

Cristã Católica, Mãe, Mercadóloga, especialista no ambiente digital em Inbound Marketing. Ajudo profissionais e empresas a se posicionarem e vender na internet., através de consultoria, treinamentos e palestras sobre Marketing Digital e Midias Digitais. Adoro viagem, música, dança, leitura e corrida.

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