[Pesquisa com Empreededores] 42% apontam problema em vendas.

Tempo de leitura: 3 minutos

Recentemente eu fiz uma pesquisa de abrangência pequena com alguns empresários , profissionais liberais e empreendedores, apenas para conduzir uma estratégia de  produção do meu negócio,

Se quiser respondê-la, aqui está, e você leva menos de um minuto.

Até o dia que tabulei os resultados  para escrever esse conteúdo, 42% das respostas apontavam desafio em vendas.

Vendas é um problema ou sintoma do problema? Qual a causa e como tratar?

problema em VENDAS

Vendas abaixo da sua expectativa e capacidade de atendimento ou do seu estoque, é um sintoma que sinaliza um problema.

Você já refletiu o que está causando o problema de vendas?

Como mercadóloga a primeira pergunta que te faço é:

Já reviu o seu Mix de Marketing?

 

  • Preço: Seu preço está adequado ao valor percebido pelo cliente?
  • Praça: O canal de distribuição está bem controlado? É acessível? Se for local fisico está em boas condições? Se for um e-commerce, a plataforma funciona? Tem boa usabilidade? Está esteticamente atraente?
  • Produto: Tem qualidade ?
  • PromoçãoSua comunicação gera conexão com seu público – alvo?
  • Pessoas! Esse é o P fora da literatura, mas diz respeito as pessoas envolvidas em seu negócio. Seus colaboradores estão devidamente treinados? Prestam bom atendimento? Demonstram profissionalismo e buscam resolver genuinamente os problemas dos seus clientes?

 

Quando há gap nas vendas, esses são os primeiros pontos a analisar. É muito comum encontrar o seguinte cenário:

 

  • Falta de treinamento da equipe de vendas,
  • falta de um processo de vendas definido,
  • o produto pode estar ruim ou inferior ao da concorrência,
  • seu prospect não percebe o valor do seu produto e acha caro,
  • sua logística não é boa ou é a sua oferta que está ruim.

A grande questão é investigar a causa do problema e tratar na raiz. 

Imagina quando você tem dores de cabeça frequente e toma uma neosaldina para passar, mas se a dor é diária , tomar neosaldina é apenas paleativo. Enquanto você não descobrir a verdadeira causa, o problema vai continuar lá.

Descobrindo a causa, é possível atuar diretamente onde está a dor e assim partir para a solução.

 

Por exemplo, se você descobre que sua equipe perde muitas oportunidades de vendas por causa da política comercial da sua empresa, você consegue rever esses pontos e ajustar de modo a ganhar uma maior fatia de mercado.

 

Se verifica que existe uma falha na finalização da venda do seu e-commerce, consegue atuar diretamente na causa da perda de vendas;

 

Você pode descobrir que sua oferta não está tão boa assim, porque você não conhece muito bem o seu cliente. Ás vezes basta uma mudança no texto de aprsentação do seu produto, a “copy de vendas”.

  • Você sabe e conhece quem é seu cliente?

 

  • Quais as dores que ele tem que o seu produto resolve?

 

  • Fala com ele na linguagem que ele entende? 

Que essas indagações te ajudem a pensar mais no seu negócio e assim te faça chegar a ações corretivas para resolver seu problema nas vendas.

O que você acha de continuar recebendo conteúdos que ajudem você a superar problemas em Marketing e Vendas do seu negócio?

 

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Sucesso e até breve! 

@JacqueLonghi

Sobre Jacque Longhi

Cristã Católica, Mãe, Mercadóloga, especialista no ambiente digital e Inbound Marketing. Professora e Mentora de negócios em Marketing & Vendas. Ajudo profissionais liberais, empreendedores e empresários a se posicionarem e alcançar seus objetivos de negócios através na internet.
Adoro viagem, música, dança, leitura e corrida.

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