[Vender Mais] Não sabe como usar sua lista de e-mails?

Tempo de leitura: 4 minutos

Muitas empresas podem estar passando por dificuldades nas vendas e está esquecendo de usar um grande ativo: Sua lista de e-mails (aqueles e-mails de clientes antigos ou recentes ou daqueles que se cadastraram no site).

Nesse artigo você vai entender:

1 – Porque as empresas estão perdendo dinheiro ou deixando de ganhar por não saber trabalhar com e-mail marketing.

2- Quais as fases no processo de compra do consumidor.

3- O que fazer com sua lista de e-mails.

 

Você tem um site na internet e uma área de cadastro de newsletter, e há anos conseguiu captar centenas de e-mails de clientes e prospects, mas nunca enviou nada a essa lista de e-mails?

Já sei, na verdade todos talvez da sua empresa estão sobrecarregados e não pararam pra pensar nisso. Não sabem qual o próximo passo para tornar  fazer essa lista se transformar em clientes reais?

 

Isso é um erro bem comum de acontecer, principalmente com pequenas empresas que usam estratégias de marketing digital e estão construindo uma base de leads. Infelizmente estão perdendo dinheiro, ou pelo menos deixando de ganhar .

A lista de e-mails, o mailing, é na verdade uma mina de ouro.

 

Mas você já deve ter percebido que apenas capturar contatos em seu site e não fazer nada depois disso não vai lhe trazer vendas. O que fazer depois disso, sim. Um processo precisa ser bem definido desde a captura do contato até o fechamento da venda.

Se você tem um negócio que já faz a captura de contatos e já até tem uma lista de e-mails, esse artigo vai servir muito para você.

O que fazer com sua lista de e-mails para conseguir VENDER MAIS?

 

Antes vou te mostrar as fases no processo de decisão de compra do consumidor do “novo mundo”:

 

1ª Fase (INTERESSE): O internauta se interessa por um tema.

2ª Fase(DESCOBERTA): Descobre um problema ou dificuldade e pretende saber mais sobre aquilo pesquisando no Google, preferencialmente ou procurando nos grupos do facebook ou em canais do youtube.

3ª Fase (CONSIDERAÇÕES): Começa a comparar informações, perguntar aos amigos do ciclo social ou mesmo vê tutoriais e conversa com quem já experimentou daquele produto/ serviço que ele está interessado.

4ª Fase (COMPRA): depois de avaliar todas as opções e ponderar as informações obtidas, ele decide onde gastar e compra.

5ª FASE (Avaliação da Compra): Nessa fase, o consumidor avalia se fez um bom negócio, se ficou satisfeito ou se sentiu enganado. Quando tem uma experiência bacana, faz recomendações públicas aos amigos usando as redes sociais. O que atrai muitos outros clientes para a marca escolhida por ele.

 

Em qual dessas fases o internauta deixou o e-mail dele para você?

Provavelmente foi na segunda etapa, na fase de DESCOBERTA, onde ele estava buscando maiores informações acerca do tipo de produto ou serviço que resolvesse o problema dele.

 

Se você não enviar nada pra ele, pode perder a grande oportunidade de fazer mais um cliente para seu negócio. É o que geralmente acontece.

 

Por isso planeje junto com sua equipe de marketing e de vendas, que tipo de material você pode fornecer ao lead de modo a nutrí-lo, educá-lo para prepará-lo para comprar de você.

 

Esse material deve ser redigido em texto ou produzido em vídeo para ser enviado por e-mail assim que ele se cadastrar, dessa forma ele não esquece você, e passa a te considerar como uma opção de compra.

A partir dessa ação do prospect, tenha em mente que você precisa aproveitar para criar um relacionamento com ele através do e-mail marketing.

Veja bem, e-mail marketing estratégico é bem diferente de enviar propagandas por e-mail.

Se você planejar bem como vai ser esse relacionamento, e se der a ele o que ele quer, com certeza ele vai ser seu cliente.

 

Um dos gatilhos mentais abordados por Robert Cialdini em seu livro, “as armas da persuasão”, é exatamente o gatilho da reciprocidade que diz que quando você presenteia alguém com alguma coisa, mesmo que ele não queira, ele se sente na obrigação de te retribuir.

 

E como você vai criar esse relacionamento? Como vai enviar esses e-mails?

Usando um sistema chamado AUTORESPONDER, onde você pode criar os formulários de captura e também programar as mensagens a serem enviadas.

Agora que você já sabe como vender mais através de uma lista de e-mails, que tal receber um checklist prático de como usar o facebook para o seu negócio?

Basta clicar abaixo e fazer o download gratuito.

facebook para negocios

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Sobre Jacque Longhi

Cristã Católica, Mãe, Mercadóloga, especialista no ambiente digital e Inbound Marketing. Professora e Mentora de negócios em Marketing & Vendas. Ajudo profissionais liberais, empreendedores e empresários a se posicionarem e alcançar seus objetivos de negócios através na internet.
Adoro viagem, música, dança, leitura e corrida.

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